AviSite
De acordo com o levantamento do IBGE relativo à produção animal de 2014, 10 unidades federativas brasileiras concentram 90% da produção nacional.
A liderança, imbatível, é do estado de São Paulo, com 30% do total. Minas Gerais vem na sequência com 10%. E tais resultados, somados aos pouco mais de 8% do Espírito Santo (quarto colocado) e aos 0,21% do Rio de Janeiro fazem com que o Sudeste responda por, praticamente, 50% da produção nacional.
Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul também se encontram entre os 10 principais produtores. Mas, juntos, respondem por apenas 22% da produção nacional.
Uma vez que computa, somente, a produção de estabelecimentos com 10 mil ou mais poedeiras, o levantamento do IBGE não traz informações sobre o Maranhão. Mas, juntos, os outros 8 estados nordestinos respondem por 13,5% do total.
A mesma situação é observada na Região Norte, onde os dados estão restritos ao Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima e Acre. Os cinco produzem o correspondente a 2,5%.
No Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal não estão no grupo dos 10 maiores produtores. Porém, com Mato Grosso e Goiás (6º e 7º colocados, respectivamente), as quatro UFs da Região produziram volume equivalente a 13,2% da produção brasileira.