RELATORIO DE AVES E SUINOS - MARÇO 2022

Boletim Agro

RELATÓRIO DE AVES E SUÍNOS

A ACAV – Associação Catarinense de Avicultura, a AINCADESC – Associação das Indústrias de Carnes e Derivados de Santa Catarina e o SINDICARNE – Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do Estado de Santa Catarina, como entidades representantes do setor de aves e suínos emitem o “Relatório de Aves e Suínos”, que tem por finalidade apresentar uma visão do setor agroindustrial e verificar mês a mês as perspectivas de mercado interno e externo e a representatividade do setor perante o cenário nacional.

O presente Relatório de Aves e Suíno possui caráter informativo e não tem cunho técnico-científico, utilizando-se de dados públicos para embasar suas informações.

Santa Catarina é o primeiro produtor e exportador de carne de suínos do Brasil e o segundo produtor e exportador de carne de aves.

O Brasil é o segundo produtor e primeiro exportador de carne de aves e o quarto maior produtor e exportador de carne de suínos.

Os grãos e energia que são commodities determinadas pelo mercado internacional, em conjunto com o câmbio, apresentam-se como os fatores preponderantes de pressão sobre os preços da produção.

Agrava-se o cenário em decorrência do conflito Rússia e Ucrânia trazendo pressão ainda maior às Commodities.

Apesar do cenário adverso Santa Catarina tem sido destaque na produção de proteína animal (aves, suínos e ovos).

Números gerais do setor agroindustrial de aves, suínos e ovos de Santa Catarina:

•Empregos: + de 60.000
•Postos de trabalho sem considerar o número de empregos: + de 480.000
•Relação PIB: 31%
•Valor das exportações: + de US$ 5 bilhões
•Volume de exportação do Estado: 67%
•Famílias no sistema de Integração e Cooperação: + de 19 mil
•Quantidade de aves abatidas por dia: + de 3 milhões
•Quantidade de suínos abatidos por dia: + de 34 mil
•Investimentos realizados pelas agroindústrias em 2021: + de R$ 4 bilhões
•Perspectiva de investimentos pelas agroindústrias em 2022: + de R$ 5 bilhões
•Movimento Econômico: + de R$4 bilhões em 2021;
•Perspectiva de movimento Econômico em 2022: + de R$4 bilhões em 2021;
•Responsável por 58% da exportação nacional em suínos e 23,6% em aves.

Santa Catarina exportou em suínos e em aves, no mês de Março de 2022:

•Volume de Suínos: 51,89 mil toneladas / diminuição de 6,8% em relação à março de 2021;
•Volume de Aves: 88,84 mil toneladas / aumento de 5% em relação à março de 2021;
•Receita em Suínos: US$ 109,57 milhões / diminuição de 20,8% em relação à março de 2021;
•Receita em Aves: US$ 172,46 milhões / aumento de 24,3% em relação à março de 2021.

Suínos (Janeiro 2022)
Volume de exportação / 44,59 mil toneladas de carne suína.
Receitas de US$98,04 milhões.

Suínos (Fevereiro 2022)
Volume de exportação 38,61/ mil toneladas de carne suína.
Receitas de US$ 82,03 milhões.

Suínos (Março 2021)
Volume de exportação / 51,89 mil toneladas de carne suína.
Receitas de US$109,57 milhões.

Aves (Janeiro 2022)
Volume de exportação / 83,02 mil toneladas de carne de aves.
Receitas de US$157,51 milhões.

Aves (Fevereiro 2022)
Volume de exportação / 75,19 mil toneladas de carne de aves.
Receitas de US$ 141,93 milhões.

Aves (Março 2021)
Volume de exportação / 88,84 mil toneladas de carne de aves.
Receitas de US$172,46 milhões.

Principais Mercados em Março de 2022:

Suínos: China, Filipinas, Chile, Japão, Estados Unidos, Demais Países;
Aves: Japão, Países Baixos (Holanda), China, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Demais Países;

Perspectivas de mercado relativamente aos insumos: analisando a CBOT (Bolsa de Chicago) fica claro que haverá pressão sobre os insumos de produção como milho e farelo de soja até o fim do primeiro semestre de 2022 e alta no preço do barril de petróleo o que poderá impactar no valor de frete.

Câmbio deverá continuar nos patamares atuais e taxa de juros SELIC deve se manter estável no Brasil.

Fonte: ACAV/SINDICARNE - 05/07/2022