16/10/2020
Custo de produção do frango em 2020 está 150% mais caro que em 2010
O levantamento mensal da Embrapa Suínos e Aves aponta que em setembro passado o custo de produção do frango alcançou a marca, inédita, de R$3,72/kg, valor que representou aumento de quase 30% em relação a setembro de 2019

AviSite

Esta foi a maior variação anual observada em 2020 e tende a ser superada em outubro corrente, pois os preços das duas matérias-primas básicas do setor continuam em elevação. Mas, por ora, o custo médio do ano (9 meses) se encontra em R$3,36/kg, apresentando expansão de pouco mais de 15% em relação aos mesmos 9 meses de 2019 (nesse mesmo espaço de tempo, o preço do frango vivo aumentou menos de 5% e o do abatido resfriado menos de 3%).

Interessante notar que, nesse mesmo espaço de tempo, 10 anos atrás (isto é, em 2010, quando a Embrapa Suínos e Aves começou a efetuar mensalmente o presente levantamento), produzir 1 quilograma de frango custou, em média, R$1,32. Ou seja: à média atual, o custo de produção aumentou quase 155%. Já o preço recebido pelo produtor do frango evoluiu menos de 120%.