09/09/2019
Desempenho do ovo, na granja, na 36ª semana de 2019

AviSite

No decorrer da semana passada – primeira de setembro – os negócios se deram em ambiente disputado nos preços. De um lado, os avicultores relatando produção ajustada e forçando por melhores condições de comercialização, do outro lado, os compradores informando baixo giro da mercadoria no varejo e, dessa forma, suportando a pressão exercida e mantendo os preços nas mesmas bases.

Com isso, o preço médio da semana 36ª (01 a 07 de setembro) fechou em R$66,00, mantendo o mesmo patamar da semana anterior. Na comparação com o mesmo período do ano passado o índice foi quase 30% superior. Ou, R$15,00 a mais por caixa, pois naquela semana o preço médio ficou em R$51,00.

Por ora, no acumulado de setembro, o preço médio da caixa de ovos brancos na granja apresenta queda de 1,3% sobre o recebido no mês anterior, agosto. Porém, alcança 26,4% de aumento sobre o baixíssimo preço médio recebido em setembro do ano passado.

A semana atual (semana 37ª, 08 a 14 de setembro) traz presente grandes expectativas por ser o momento mais importante do mês para os negócios: o avicultor se encontra com disponibilidade ajustada na base de produção e o consumidor está restabelecido em seu poder aquisitivo. Com isso, o mercado tende a ficar bem favorável aos vendedores no decorrer da semana. Em setembro do ano passado esse foi o período onde os produtores conseguiram alavancar os preços.

Ovo branco