05/12/2017
Nota de Pesar: Falecimento do Dr. Victor Fontana
Victor Fontana foi o grande responsável pela revolução no agronegócio do Estado

É com bastante pesar que recebemos a notícia do falecimento do Dr. Victor Fontana, nesta terça-feira (5), às 2h30min da madrugada no Hospital Moriah, em São Paulo, aos 101 anos de idade.

Grande responsável pela revolução no agronegócio do Estado, Victor Fontana contribuiu muito para a agroindústria com seus conhecimentos e iniciativas a partir de mudanças científicas, técnicas e administrativas. Teve uma vida política intensa e o seu trabalho fez com que Santa Catarina se desenvolvesse e se tornasse um Estado diferenciado em relação a outros.

Fez brilhante carreira política. Foi secretário da Agricultura, deputado federal por duas legislaturas, presidente da Celesc, conselheiro da República, presidente do BESC e vice-governador no primeiro mandato do governador Esperidião Amin, em 1983.

No setor agrícola foi pioneiro em várias atividades. Fundou e presidiu a Associação Rural de Concórdia, o Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina, presidiu a Campanha Nacional de Educandários Gratuitos, atuou com assessor da prefeitura de São Paulo e integrante do Conselho Regional de Química de Santa Catarina.

Figura humana excepcional e conhecedor dos clássicos da literatura universal, era cidadão honorário de seis municípios catarinenses. Seu corpo será cremado em São Paulo em cerimônia simples com a presença de familiares.

Foto: Léo Cardoso / Agencia RBS / Reprodução