05/10/2017
Ovo x Milho: relação de troca foi desfavorável ao produtor de ovos

AviSite

Em setembro o preço médio dos ovos brancos na granja (interior paulista, caixa com 30 dúzias) alcançou desvalorização mensal próxima de 8%. De toda forma, em doze meses o índice ainda é positivo em 2,5%. Do outro lado, o preço médio do milho, saca de 60 kg, interior de São Paulo, obteve valorização mensal superior a 9%. Entretanto, em doze meses, a queda foi levemente inferior a 30%.

Dessa forma, com a desvalorização na comercialização da caixa de ovos e melhora no preço do milho, foi preciso um maior volume de ovos para adquirir o cereal em setembro.

Assim, para adquirir uma tonelada de milho foram necessários quase 7,3 caixas de ovos. Mesmo assim, permanecem muito abaixo dos volumes verificados no mesmo período do ano passado ou na média histórica dos últimos sete anos.

Ou seja, houve queda de 15,7% no poder de compra do produtor de ovos em relação ao mês anterior, agosto. Todavia, em doze meses, a capacidade aquisitiva do produtor de ovos é superior a 46%. Ou, superior a 61% em relação à média histórica alcançada em setembro dos últimos sete anos.

Ovo x milho