Sindicarne - Florianópolis
INDÚSTRIAS DE PRODUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO EM PROTEÍNA ANIMAL
11/08/2017
Avicultura
Granjas precisarão readequar instalações para cumprir normas
A mudança no Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa) obrigará todos os estabelecimentos de granjas que produzem ovos a se adequar

Avicultura Industrial

A mudança no Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa) obrigará todos os estabelecimentos de granjas que produzem ovos a se adequar. Desta forma, estes estabelecimentos terão até o dia 27 de novembro para realizarem as mudanças nas instalações, de acordo com os órgãos competentes.

A alteração foi determinada em março deste ano pelo Ministério da Agricultura, sendo que a modalidade atual, utilizada em muitos estabelecimentos brasileiros, deverá ser migrada para os sistemas estadual ou federal.

No Rio Grande do Sul, por exemplo, produtores defenderam, durante uma audiência pública realizada na Secretaria da Agricultura, um prazo maior para esta adequação de no mínimo dois anos, tamanha a complexidade das mudanças.

Os produtores destacaram ainda sobre os custos com a mudança, o que pode comprometer boa parte dos produtores, fragilizando ainda mais um setor que vem sofrendo com a crise no país. De acordo com notas divulgadas pelas associações de avicultores da região, será protocolado, nos próximos dias, um comunicado formal do setor junto ao governo estadual solicitando a mudança do prazo final.

Tags: