17/05/2019
Suinocultura
Oferta ajustada e exportações firmam preços da carne suína
Conjuntura está elevando os valores da carne no mercado interno e também os preços do animal vivo

Suinocultura Industrial

Os preços da carne suína estão mais elevados no decorrer deste ano, conforme os analistas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP. Segundo eles, dois fatores estão contribuindo para isso: a produção de suínos mais ajustada frente à de 2018 e o aumento contínuo das exportações.

Segundo colaboradores do Cepea, essa conjuntura, além de impulsionar os valores da carne no mercado interno, também tem elevado os preços do animal, desde o leitão até o suíno pronto para abate.

No Oeste Catarinense, o suíno vivo, posto no frigorífico, é negociado ao preço médio de R$ 3,89/kg na parcial deste mês (até o dia 15). É um avanço real de 32% frente ao mesmo período do ano passado.

Em Erechim (RS), no mesmo comparativo, a alta no preço do animal vivo foi de 34%, com valor médio de R$ 4,09/kg na parcial deste mês. Quanto ao mercado de carnes, no atacado da Grande São Paulo, o quilo da carcaça especial suína teve valorização real de 30,2% na parcial deste mês frente ao mesmo período do ano passado, com negócios na média de R$ 6,59/kg.