Sindicarne - Florianópolis
INDÚSTRIAS DE PRODUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO EM PROTEÍNA ANIMAL
14/07/2020
Avicultura
Exportação de carne de frango de julho pode chegar às 400 mil toneladas
Se a semana inicial do mês já havia sido boa, a segunda foi ainda melhor

AviSite

Se a semana inicial do mês já havia sido boa, a segunda foi ainda melhor. Porque a média diária de carne de frango in natura embarcada no período (5 a 11 de julho, cinco dias úteis) aumentou quase 7% em relação os três primeiros dias úteis do mês. Com isso, a média diária agora registrada (embarques somados de oito dos 23 dias úteis de julho) apresenta incremento tanto em relação ao mês anterior (+11,26%) quanto ao mesmo mês do ano passado (+5,15%), ficando próxima das 136 mil toneladas.

Melhor desempenho do que esse nos meses mais recentes foi observado em maio passado, ocasião em que os embarques, pela média diária, chegaram às 18.625 toneladas. A diferença, agora, é que julho corrente tem três dias úteis a mais. Dessa forma, os embarques de produto in natura do mês podem chegar às 390 mil toneladas, resultado que - considerados também os industrializados de frango e a carne de frango salgada - fará as exportações deste mês superaram as 400 mil toneladas.

Há tempos não se chega a tal volume. Mais exatamente, há dois anos, já que a última vez em que as 400 mil toneladas foram ultrapassadas ocorreu em julho de 2018. Mesmo assim pairam dúvidas quanto à efetividade do volume então registrado, já que correspondeu a, praticamente, o dobro do embarcado no mês anterior, o que faz supor a transferência de volumes não contabilizados de um mês para outro.

A destacar ainda, nesse processo, uma ligeira recuperação no preço médio. Embora se encontre mais de 20% aquém do valor alcançado há um ano, o preço médio de US$1.308,98/t ora registrado corresponde a uma valorização de quase 3% em relação ao valor registrado em junho passado.

Tags: